quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Cubo mágico (parte I) - Entendendo a solução

Big Cris é um cara phodda. Dentre muitas outras coisas ele sabe resolver o cubo mágico. Mas ele, em um ato de extrema nobreza, resolveu compartilhar esse segredo (que depois do google nem é tão segredo assim) para você.
No post de hoje, vamos ensinar a lógica do cubo. Entendendo a lógica, que é o caminho que você tem que seguir até conseguir resolver o cubo, a solução fica mais fácil.
Quem nunca pegou um cubo mágico e não sabia por onde começar.
Agora você vai saber.
Eis um cubo mágico bagunçado:

Para entender o cubo vamos a algumas definições (não passe para a definição seguinte, sem entender a definição anterior)

1 - O cubo tem 6 faces, cada uma de uma cor. O que define a cor da face é a sua peça central.
Desta forma (olhando para a foto acima), a face de cima vai ser da cor vermelha, a face do lado esquerdo vai ser branca e a face do lado direito vai ser verde, e assim por diante. Importante: as faces não mudam de lugar. Ou seja, o lado branco vai ser sempre oposto ao lado amarelo. Você não consegue colocar o lado branco adjacente ao lado amarelo pois os centros não se movem.

2 - O cubo tem 8 cantos. Cada peça dos cantos tem 3 cores. Desta forma (ainda olhando para a foto de cima), o canto verde-vemelho-branco, vai ser a junção das faces verde-vermelho-branco, quando o cubo estiver pronto.



3 - o cubo tem ainda 8 peças laterais, com duas cores cada. Na foto acima você vê os cantos verde-laranja, branco-laranja e vermelho-verde.
Do mesmo modo que as peças de canto, as peças laterais serão a junção das faces de cada uma das cores. Por exemplo a peça verde-laranja acima vai ser a junção das faces verde e laranja, quando o cubo estiver pronto.

4 - Existem várias formas de resolver o cubo mágico. A mais simples é a que resolve o cubo por camadas. Como assim? Olhe para o cubo e imagine um prédio de três andares. Cada andar é uma camada. Desta forma, o cubo mágico tem três camadas (ou três andares). Começamos a resolvê-lo pelo andar de cima, depois pelo andar do meio e por ultimo pelo andar de baixo. Uma camada de cada vez.

5 - a primeira coisa a se fazer é escolher uma cor. No nosso caso escolhemos a cor branca. Ou seja, primeiro vamos resolver a face branca, encaminhando a solução da primeira camada do nosso cubo.



6 - Começamos a resolver a camada pelas peças laterais. Ou seja, devemos colocar as laterais da face branca nos seus devidos lugares. Na foto acima, posicionamos a lateral branca-laranja entre as faces branca e laranja:


 7 - Na foto acima, mantivemos a lateral branca-laranja no seu lugar, e posicionamos a lateral branca-verde.


 8 - Acima posicionamos a lateral branca-vermelha entre as faces branca e vermelha

9 - Por fim (acima), posicionamos a lateral branca-azul entre as faces branca e azul. Repare que se formou uma cruz branca. E que cada lado da cruz corresponde a mesma cor dos centros das faces vizinhas.

10 - O próximo passo é posicionar os cantos da face branca. Na foto acima, posicionamos o canto branco-vermelho-azul no seu devido lugar.

11 - Assim por diante com os outros cantos da face branca. Acima o canto branco-azul-laranja.


12 - Acima o canto branco-laranja-verde.

13 - Por fim (acima), o último canto, branco-verde-vermelho. Por consequencia, a face branca está resolvida e a primeira camada também. Repare que na primeira camada, os quatro lados já estão com as cores iguais, combinando com a peça central das faces vizinhas.

14 - Para facilitar o trabalho, pegamos a face pronta e colocamos para baixo. Você não vê nada branco, pois todas as peças brancas já estão no seu devido lugar, viradas para baixo:

15 - Vamos posicionar agora, as peças laterais da segunda camada, começando pela peça verde-laranja:


16 - a seguir a peça lateral laranja-azul:


17 - A terceira lateral da segunda camada, a lateral azul-vermelha:

18 - Por fim, lateral verde-vermelha. Por consequencia a segunda camada ficou pronta!

19 - Passamos agora para a face superior (face amarela). Comece fazendo uma cruz amarela:

20 - Repare que a cruz está amarela mas a parte de baixo da cruz  não bate com as cores centrais das faces vizinhas. Precisamos corrigir isso:

21 - O ultimo passo é resolver os cantos das partes superiores. Primeiro posicione um dos cantos no seu devido local. Neste caso, o canto amarelho-vermelho-verde:
22 - Em seguida, posicione os outros três cantos nos seus devidos lugares. Repare que o canto vermelho-amarelo-azul (assim como os outros cantos) está no local onde tem que ficar mas na posição errada (as faces não batem):
23 - Corrigindo isso, o cubo fica pronto:


Veja bem. Nessa primeira lição nós ensinamos apenas a lógica para a solução do cubo, ou seja, o passo-a-passo da solução do cubo mágico. Em poucos dias, estaremos dando dicas de como passar cada uma das fases acima sem bagunçar o resto do cubo.  Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário