sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Será o fim?

Hoje é o dia de finados. Dia de lembramos dos entes queridos que já deixaram essa vida. Dia de lembrarmos daquelas pessoas que já fizeram parte do nosso convívio e que deixaram uma marca na nossa história.
Confesso que a morte é um assunto que eu não gosto de falar. Reconheço que não cheguei ao nível de maturidade suficiente para considerar o fim da vida como algo natural. Fico apreensivo quando tenho que falar do assunto ou quando, por exemplo, tenho de ir ao cemitério. Reconheço, contudo, que será o destino de todos nós, inclusive esse que vos escreve.
Reflitamos. A morte só é problema para quem fica. Do mesmo modo que não lembramos do que aconteceu antes do nosso nascimento, não sabemos o que acontecerá depois do ultimo suspiro. Para quem está vivo, isso pode ser angustiante, mas para quem chegou lá é o fim do mistério. Qualquer que seja ele. Pode ser o silencio eterno. Pode ser a reencarnação. Pode ser um novo período em outro lugar. Pode ser a vida eterna, conforme nos ensinou Jesus Cristo.
Pode. Pode. Pode. Pode. O que é? Só quando chegarmos lá. Enquanto isso, espero ficar muito tempo por aqui. Preferencialmente sem ter razões para se preocupar com isso.
Que Deus dê um bom destino àqueles que já se foram, sem exceção. Por aqui fica a saudade. Saudade do meu Vô João e as partidas de dominó. Da vó Maria e seus bolinhos de trigo. Da vó Domingas e seu jeito meigo que a qualquer momento vai dar uma bronca. Do Luciano e do Cláudio e nossas brincadeiras na infância. Da tia Mariquinha e seu sorriso carinhoso. Do tio Chiquinho, que me ensinou a dar nó de pescador. Do Mota e suas canções. Da Neusa e nossas conversas junto com a turma do conjunto D. Do tio Dico e sua sabedoria. De tantos outros, tio Messias, tio Manoel Pernambuco, Gerson, Getulio, tio Hermínio, que eu só vi uma vez, do Pereira, botafoguense bom de bola, da Jane, da minha amada sogra, Dona Edna, que saudade! Do Josimar. Da dona Nega e sua conversa mineirissima. Do Joás que partiu recentemente. Desculpe se esqueci alguém. Que Deus proteja vocês e nos prepare para o nosso dia. Ave Maria, cheia de graças, rogais por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário