segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Filosofia

Divulguei pelo Facebook que teria feito minha inscrição para o próximo vestibular para Filosofia na UnB. Alguns podem ter pensado: "Filosofia, moleza! Quase não tem concorrência". Verdade. Só que faz mais de 20 anos que eu terminei o segundo grau, hoje ensino médio, e vou ter que fazer uma revisão, quase um novo aprendizado, das matérias para conseguir fazer a prova. Não vou fazer cursinho. A tática que eu adotei foi estudar Inglês, Português, Matemática, História e Geografia e ignorar o resto. Analisando a pontuação das últimas provas, se eu conseguir fazer alguns pontinhos nessas matérias, tenho chance de voltar a UnB. Acho que posso fazer uma boa redação, também.
Por que estou fazendo isso?
Primeiro porque tenho uma dívida comigo de ter conseguindo entrar na UnB duas vezes mas, por circunstâncias da vida, não ter conseguido sair de lá formado.
Segundo porque Filosofia é uma área que me interessa. A elite intelectual brasileira está muito defasada e acho que tenho condições de contribuir com algo para meu país entendendo o que está acontecendo no que se refere ao conhecimento humano. Tenho vontade de atuar na política (candidatar não, isso é outra história. Mas participar de um partido quem sabe). E acho que estudando Filosofia poderei dar algo em troca para minha cidade e o meu país.
Estou em busca apenas de satisfação pessoal, sem qualquer pensamento em ganhar dinheiro. Já sou concursado e não tenho pretensão de sair da minha cadeira. Por isso, escolhi a Filosofia.
Espero que Deus me dê a persistência necessária para conseguir suplantar mais essa barreira. E se tudo der certo daqui a 4 ou 5 anos, convidarei vocês para mais uma formatura.
Um forte abraço. Até a próxima.

Um comentário: