sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Crônica I - publicada em 17/10/2012 - republicada em 13/09/2013 para entendimento da crônica II

Esta é uma história de ficção. Qualquer semelhança com pessoas ou fatos reais será uma mera coincidência.

Você decide!!!
"Era uma vez uma pequena cidade chamada Arraial dos Mosquitos, no interior de um longínquo pais localizado na periferia do planeta.
Terminada a eleição para prefeito, o candidato eleito foi procurar o padre:
- compadre, quer dizer, padre, eu vim me confessar. Como você sabe eu fui eleito prefeito da nossa querida cidade e preciso confessar meus pecados para começar bem o meu mandato.
- olá meu filho. Seja bem vindo. Fiquei muito feliz por ter um candidato católico eleito prefeito da nossa cidade. É um sinal que valores cristãos serão utilizados na condução dos destinos do nosso município...
- pois é, padre. Estamos muito felizes com o resultado das eleições.
- mas e aí, como foi a campanha?
- como o senhor sabe, a campanha foi muito dura e nós precisamos gastar muito dinheiro para conseguir vencer as eleições.
- mas meu filho, você não é rico, como arranjou essa dinheirama toda?
- compadre, quer dizer, padre, muitos amigos nos apoiaram e eu recebi muitas doações...
- mas será que seus "amigos" não vão querer algo em troca?
- é muito fácil. Basta agente arranjar uns carguinhos na prefeitura que eles se contentam...
- mas meu filho, isso abre possibilidade para desvio das verbas publicas e isso não é correto.... O salário que eles ganhariam na prefeitura não seria suficiente para cobrir as despesas que seus amigos tiveram...
- isso não é problema meu, padre. Eles ajudaram porque quiseram...
- meu filho, veja bem. Fique de olho neles. Como cristão você tem a obrigação de zelar pelas coisas do povo.
- pode deixar, padre... Será que podemos começar a confissão?
- claro. Mas você fez um bom exame de consciência, como todo católico faz?
- exame de consciência? Como assim?
- meu filho, não me faça vergonha. Antes de se confessar, os católicos precisam examinar sua consciência, reconhecer seus pecados e se redimir perante aqueles que foram ofendidos por seus atos.
- como assim? O senhor poderia me dar um exemplo?
- claro. Por exemplo. Se um candidato vence a eleição comprando o voto de um eleitor humilde, está cometendo um grande pecado.
- ah.... padre eu lembrei de uma coisa. Preciso resolver umas coisas. Depois eu volto.
- tudo bem, mas não esqueça de fazer um exame de consciência antes de vir confessar.

Saindo dali, o candidato eleito foi procurar seu melhor amigo e uma das pessoas que financiaram sua campanha eleitoral para uma conversa.
- amado mestre. Seja franco comigo. Procurei o padre para confessar e ele veio me falar em exame de consciência. O que é isso, amado mestre?
- gafanhoto, não faça como os quatis. Desça da arvore e fale qualquer coisa pro padre. Ele não vai saber que você tá mentindo.
- obrigado mestre. Você foi franco como sempre.

O prefeito eleito, então, foi para casa prá pensar no que falaria para o padre, baseado nos conselhos do seu guru. Ele sabia que rolava na cidade um boato de que alguns eleitores teriam vendido seu voto para votar nele.Mais: Ele sabia se aqueles boatos eram ou não verdadeiros. Como católico sabia que precisava falar a verdade. Mesmo que isso pudesse significar não tomar posse no cargo de prefeito.

Passados alguns dias, o padre e o prefeito eleito se encontraram por acaso na entrada da missa.
- futuro prefeito, você sumiu. O que aconteceu?
- compadre, quer dizer, padre, estou fazendo meu exame de consciência...
- meu filho, só não se esqueça que receber a comunhão em estado em pecado é um pecado maior ainda...

E agora? Qual a decisão a ser tomada pelo futuro prefeito? Você decide!
Se você acha que o prefeito eleito deve contar o que sabe ao padre, mesmo que isso possa significar a perda do mandato, ligue 0800454545.
Mas, se você acha que o futuro prefeito deve burlar sua consciência católica, mesmo que isso possa significar uma passagem para o inferno, seguindo o que seu franco amigo financiador de campanha aconselhou, ligue 0800555555.

Você decide!

Nenhum comentário:

Postar um comentário