sábado, 2 de março de 2013

A Sarça Ardente

Na passagem bíblica contida no Livro do Êxodo, capítulo 3, versículos 1 e seguintes, consta um episódio ocorrido com Moisés no deserto, conhecido como a Sarça Ardente. Em resumo, Moisés pastoreava quando viu uma moita (de uma planta chamada sarça) se queimando, porém o fogo não a consumia. No meio daquele fenômeno incomum, Deus se revela a Moisés, dando-lhe a missão de libertar o povo judeu da escravidão.
Apesar de a palavra definitiva para nossa salvação (que eu prefiro tratar como uma forma melhor de conduzir nossas vidas) estar no Novo Testamento, a partir dos ensinamentos de Jesus, no antigo testamento encontramos diversos fragmentos que podem ser úteis para compreender e facilitar esse processo "salvívico". Afinal, o próprio Jesus utilizou esse artifício em seus procedimentos didáticos.
Na passagem ora citada, podemos compreender que Deus está no nosso lado mesmo nos momentos mais díficeis ou nas missões mais complicadas.
Para Moisés, tirar todo o povo judeu do Egito, sem recursos e com a discordância do Faraó, era uma missão extremamente complicada. Mas Deus se mostra a Moisés num fenômeno sobrenatural para mostrar-lhe que nada é impossível. Seja a sarça queimar e não se consumir, seja libertar o povo escravo das mãos do opressor.
Então, confie em Deus, pois mesmo o que parecer impossível pode se tornar plausível. Mas não basta confiar. Como fez Moisés, quem quer o que parece ser impossível, tem de arregaçar as mangas, trabalhar e tornar o impossível possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário