domingo, 30 de novembro de 2014

Eucaristia

"Tomai e comei, este é meu corpo que será entregue por vós.
Tomai e bebei, este é o meu sangue, que será derramado para remissão dos pecados."
Por que Cristo nos oferece seu corpo e seu sangue?
Sabemos que o sangue faz parte do corpo. Cristo não poderia ter oferecido apenas seu corpo? Por que destacar o sangue?
Cristo nos ensina em todas as palavras que profere. Ele não diz palavras em vão. 
Seu tempo de evangelização terrena foi muito curto.
Cristo era Deus e homem ao mesmo tempo. Enquanto Deus,  o "tempo" é irrelevante. Mas enquanto homem era crucial e deveria ser bem aproveitado. 
Do início de sua pública até a ascensão, tivemos pouco mais de 3 anos. E pela grandiosidade da mensagem, cada minuto, cada mensagem deveriam ser bem aproveitados.
Seguindo o ensinamento consolidado pelo Papa Bento XVI, em seu livro Jesus de Nazaré, vemos que Cristo veio nos apresentar o Reino de Deus e como fazer para participar dele.
(...)
A morte e principalmente a ressurreição foi a forma prática de Cristo nos mostrar como fazer parte eternamente do Reino do Pai.
Ele nos mostra: se eu que sou homem, posso, você que é como eu sou, também pode!
Mas Cristo viu que sua atitude redentora não poderia ser mostrada apenas aos seus contemporâneos. Deveria ser perpetuada. Então, ele institui a Eucaristia, na santa ceia, quando proferiu as palavras acima. 
Quando olhamos uma pessoa, não vemos o seu sangue. Vemos apenas o seu corpo. Aquilo que é exterior. Mas sabemos que ela tem sangue. Um pequeno furo no dedo nos mostra isso. O sangue representa aquilo que está no interior, mas que também tem significado, apesar de não poder ser visto ordinariamente.
O que está no exterior (o corpo) morre e leva consigo o que está no interior (representado pelo sangue). Mas a ressurreição também ocorre com ambos, com o exterior e com o interior; com o visível e com o invisível; enfim, com Cristo e com todos nós em toda nossa plenitude.
Não foi apenas o corpo de Cristo que ressuscitou mas também sua vida, sua consciência, suas idéias, seus sentimentos e tudo mais que não pode ser visto, mas que sabemos que existe. Essa parte invisível, Cristo representa com o sangue.
A Eucaristia é o Cristo em sua plenitude. Corpo, alma e coração. Quando comungamos, recebemos o Cristo em sua integralidade. E assim acontecerá eternamente. 
Com todos aqueles que crêem, acontecerá a mesma coisa. Seremos eternos. Viveremos para sempre. De corpo, alma e coração. Tudo isso graças ao Corpo e o Sangue de Cristo. A morte do corpo não é o fim para aqueles que seguem Jesus Cristo. É o início da vida eterna. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário